Uma rede sem fio pode ser uma das maiores vulnerabilidades de uma rede corporativa, pois é um meio físico disponível a uma longa distância e pode ser atacada até mesmo com um simples telefone celular. Outra dificuldade de controle consiste no fato de que a tecnologia wireless é um meio de comunicação “invisível” o que torna difícil a identificação de ataques como Rogue Access Point, ou Access Points não autorizados em uma tradução técnica para o português.
Um Rogue Access Point é qualquer ponto de acesso sem fio que foi instalado na infraestrutura cabeada de uma rede sem o consentimento do administrador ou proprietário da rede, fornecendo assim acesso sem fio não autorizado à infraestrutura cabeada da rede. Na maioria das vezes, Access Points não autorizados são configurados por funcionários que desejam acesso sem fio quando nenhum está disponível.
Outra maneira de realizar um ataque através de Rogue Access Points é disponibilizar um SSID com o mesmo nome para que alguns hosts de sua rede sejam direcionados para tráfego malicioso ou captura de informações.
A melhor maneira de prevenir um ataque Rogue Access Point é manter os métodos de acesso de sua rede sempre atualizados e realizar Site Surveys com tecnologia Ekahau de maneira periódica, mantendo assim o controle de quais Access Points e dispositivos estão difundindo sinais em seus ambientes.