Os ambientes hospitalares são altamente críticos. As redes de dados precisam atender a uma grande diversidade de serviços, que vão desde recepção e monitoramento de pacientes a agendamento de exames, passando pela sensível operação dos equipamentos médicos/hospitalares e atuando na colaboração remota e telemedicina. Por isso as redes devem ser, sobretudo, confiáveis e estáveis.
Mas não é só. Com a crescente transformação digital na medicina, os equipamentos de diagnósticos passaram a produzir imagens com resolução cada vez maior e melhor, que são armazenadas em Data Centers e acessadas frequentemente tanto por médicos como pacientes em laudos e consultas. Dessa forma, as redes hospitalares passam a exigir modelos de rede ainda mais robustas e que demandam cada vez mais banda.
Para prevenir futuros gargalos de rede é importante fazer o investimento correto na infraestrutura, visto que a camada física possui uma representatividade de apenas 7% nesse investimento, mas possui uma vida útil de aproximadamente 15 anos.
Considerando que a atualização do parque de equipamentos hospitalares ocorre com uma periodicidade maior (em função de novos equipamentos e atualização nos diagnósticos, além da entrada de novas tecnologias), a infraestrutura de rede suportará de 3 a 5 gerações, com equipamentos cada vez mais atualizados. Por isso é importante escolher o parceiro de cabeamento/infraestrutura de rede com responsabilidade.
A Uniteelcom é integrador credenciado Furukawa e é especialista em cabeamento estruturado.
Este artigo é uma síntese do original, disponível em:
https://www.furukawalatam.com/pt-br/conexao-furukawa-detalhes/redes-hospitalares