🔹 O bom andamento de uma obra e sua conclusão dentro do prazo, dependem fundamentalmente de uma adequada programação de atividades, que envolve não só as tarefas pertinentes a nossa área de atuação como também aquelas de outras empreiteiras que de uma forma ou de outra estão interligadas.
🔹 O grande obstáculo na programação de obras de infraestrutura para redes de comunicação como cabeamento estruturado e redes elétricas estabilizadas está no fato de que estas atividades estão entre as últimas de uma obra, depois de todas as fases da parte civil. A finalização destas instalações normalmente já é no mobiliário, isto é, tudo já está pronto para o início dos trabalhos.
🔹 E qual seria o problema em ser uma das últimas etapas da obra? Atrasos de outras fases gradativamente vão comprimindo o cronograma das etapas finais e o cliente, em regra, não enxerga as partes intermediárias e sim o prazo final da obra, que invariavelmente não muda.
🔹 E a solução? É um nó difícil de desatar no calor dos serviços, e invariavelmente caminha para noites e finais de semana de trabalho em jornadas estressantes, mas um contrato bem elaborado com cláusulas prevendo aditivos de prazo e até financeiros é altamente recomendável.