O DIO (Distribuidor Interno Óptico) é usado para conexão de cabos ópticos rígidos (internos/externos) em cabos flexíveis para manuseio em Rack ou Armário de Telecomunicações, facilitando e agilizando manobras de remanejamento e ativações de enlaces ópticos, garantindo proteção às emendas das fibras, aumentando a vida útil da rede óptica. A organização e identificação da rede óptica também fica facilitada neste contexto.
A fusão eletromecânica (máquina de fusão óptica) tem a vantagem de obter perdas menores na emenda da fibra óptica em relação à emendas mecânicas e por conectorização. O custo-benefício em relação aos cabos pré-conectorizados(MPO) também pode ser levado em conta na hora do dimensionamento de projeto. Vale lembrar também a necessidade de uso de equipamentos de fusão de boa qualidade bem como equipamentos de testes certificados e calibrados, respeitando as normas vigentes em nosso país e normas internacionais que muitas empresas exigem na entrega do projeto final.
Técnicos treinados, equipamentos de decapagem e cuidados com a limpeza do ambiente e da fibra óptica, também interferem na hora da fusão óptica. A separação e o descarte correto das sobras dos materiais, são questões relevantes na política ambiental.