Quem contrata obras de cabeamento estruturado, sabe que um dos itens mais importantes e que deve sempre ser requisitado é a certificação da rede com equipamentos apropriados e homologados pelos fabricantes dos produtos.
Por outro lado, um item que poucas vezes é levado em conta no momento da contratação ou nas etapas de definição de projeto é a estética das instalações que exige simplificação, uso de produtos adequados e atenção máxima nos detalhes.
Steve Jobs, há algumas décadas, já enxergava a importância de vender algo não apenas funcional, mas também bonito e agradável aos olhos. A Apple criou embalagens maravilhosas para seus produtos, chegando ao ponto das pessoas as guardarem (como jogar fora algo tão bonito?).
Em nosso mundo, na visita de um diretor ao Datacenter ou mesmo à sala de TI onde estão concentrados os pontos de rede da empresa, será que ele vai olhar a estética e a beleza das instalações ou vai pedir os relatórios de certificação? Evidente que uma coisa não invalida a outra, mas serve para uma boa reflexão.