O uso de sistemas integrados de gestão empresarial, mais conhecidos pela sigla ERP (de Enterprise Resource Planning em inglês) passou a ser fundamental mesmo para empresas de pequeno porte. Hoje o mundo exige velocidade e processos não automatizados são lentos e sujeitos a erros.
Na Uniteelcom já tentamos várias opções e neste conteúdo vamos compartilhar um pouco das nossas experiências. Já fizemos aquisição de softwares consagrados de mercado, locamos soluções prontas e acabamos com o desenvolvimento de uma solução proprietária. Além dos pontos básicos como a integração de áreas da empresa e automatização de processos manuais, o que sempre se buscou na empresa foi o aumento da produtividade e a disponibilidade de dados em tempo real para tomadas de decisão mais assertivas.
Na aquisição de softwares prontos, tivemos experiências bem desagradáveis. Parecia muito difícil adaptar a nossa realidade para uma solução já pronta. A impressão era a de pedir uma viagem aérea de Curitiba para Porto Alegre e o sistema nos mandar primeiro para São Paulo, de lá para Florianópolis e então de carro para Porto Alegre. A expressão de desconfiança no rosto dos colaboradores nas diversas sessões de treinamento era nítida.
Tomamos então a decisão de desenvolver um sistema próprio. Começar pelo básico e evoluir passo a passo. Contratamos um desenvolvedor conhecido que já havia trabalhado com nossa equipe. Montamos no papel todas as etapas do processo e gradativamente fomos implantando e testando. Problemas aconteceram, etapas precisaram ser revistas e refeitas, mas hoje temos um sistema próprio, exclusivamente com o que necessitamos e temos a certeza de que criamos um diferencial em nossa área.