🔹 Em um projeto de Redes LAN, a escolha do tipo de fibras ópticas para composição do backbone depende de alguns fatores que podem afetar significativamente o desempenho da rede e os custos de implantação.
🔹 Os fatores principais que devem ser considerados são o tipo de aplicação, a distância entre os equipamentos ativos da rede e evidentemente, os recursos disponíveis para cada projeto.
🔹 Considerando estes fatores, a escolha começa entre duas categorias: fibras monomodo (SM) e fibras multimodo (MM).
🔹 As primeiras possuem características que entregam menor perda de sinal, permitindo conexões com vários quilômetros de distância. São usadas normalmente em redes públicas ou redes privadas com trajetos longos. Como desvantagem, podemos citar o alto custo dos equipamentos ativos e transceivers.
🔹 Já as fibras ópticas multimodo são comumente usadas em redes LAN (locais), devido à maior facilidade de instalação e manutenção, e ao menor custo dos equipamentos. Como desvantagem, podemos citar as pequenas distâncias envolvidas, inversamente proporcionais à velocidade de transmissão.
🔹 Além dos fatores acima, outros aspectos técnicos precisam ser considerados em um projeto, como o tipo de revestimento, local de instalação etc. A Uniteelcom busca em suas propostas o melhor custo-benefício para o cliente, equilibrando performance e economia.