Na implantação de redes de cabeamento estruturado, é habitual que as empresas projetistas se orientem em normas internacionais para a definição de padrões de instalação e administração, sendo as normas EIA/TIA (Electronic Industries Association / Telecommunications Industry Association) as mais utilizadas. Para a administração de redes (identificação e documentação), a norma utilizada é a EIA/TIA 606 na sua versão B, chamada de “Padrão de Administração de Infraestrutura em Prédios Comerciais”.
Nesta norma, são estipuladas quatro classes de administração, dependendo do tamanho e complexidade da rede, ficando a cargo dos projetistas a definição dos padrões que serão utilizados na implantação e na futura administração.
A experiência nos ensina que na criação dos padrões, a simplicidade deve ser buscada. O padrão deve ser lógico e de fácil compreensão por todos e deve também ser facilmente escalonável para futuras ampliações.
Se você precisa de um manual para descobrir onde está instalado o ponto de rede de sua mesa, ou depende totalmente de um integrador / instalador para “se achar” em sua rede, é bem provável que não foram usadas boas práticas de identificação em seu projeto. Nunca é tarde para mudar. Chame a Uniteelcom.
Obs.: A norma brasileira em vigor é a ABNT NBR 14565.