Em redes wireless (sem fio), site survey é um mapeamento da cobertura de um determinado ambiente, o qual pode ser realizado através de 3 métodos: Ativo, Passivo e Preditivo.
O método Ativo consiste em realizar uma pesquisa de sinal em uma área com a rede wireless já implementada. Ao manter uma associação ativa com o AP (Access Point), uma pesquisa fornece uma representação precisa do desempenho real da rede, conforme a percepção de um usuário. As pesquisas ativas podem monitorar eventuais quedas no potencial sem fio esperado, identificar novos interferentes no ambiente e verificar as velocidades ideais de transmissão da rede.
O método Passivo consiste em realizar uma pesquisa de sinal coletando todas as informações de rádio frequência de uma determinada área. Pode ser aplicada em situações de pré-implementação ou pós-implementação. Isso produz uma excelente visão geral de todo o ambiente sem fio, incluindo fontes de ruído e quaisquer sinais sem fio de redes vizinhas, permitindo assim que os usuários observem os canais sobrecarregados existentes e as possíveis interferências.
O método Preditivo consiste em uma análise preditiva por meio de software para estimar a cobertura de wireless em uma planta arquitetônica de acordo com informações de posição e configurações dos “access points”. Também são consideradas possíveis degradações de sinal decorrentes de obstruções na área, tudo isso via software.
Após finalizadas as etapas de campo, pode-se emitir um relatório técnico contendo informações como cobertura de sinal, interferências de RF, largura de banda em determinado local e outros inúmeros indicadores que são apresentados em heatmaps (mapas de calor) facilitando o entendimento das informações e auxiliando na tomada de decisão das áreas envolvidas.
Em empresas, as áreas comuns que precisam ser atendidas pela rede WIFI são as mais diversas, contemplando escritórios, salas de reunião, auditórios, depósitos e pátios.
A Uniteelcom realiza o diagnóstico e mapeamento da sua rede WiFi para identificar problemas e apontar melhorias em aspectos como: coberturas, sobrecargas, conectividade, equipamentos, interferências, velocidade, falhas, invasões em pontos de acesso e problemas com clientes.
Problemas detectados, conte com a Uniteelcom também na compra de equipamentos e instalação.