O trabalho remoto, seja totalmente home office ou no modelo híbrido, tem recebido altos níveis de aprovação por parte dos colaboradores e nos setor de TI não é diferente, tanto que pesquisas mostram que já é um fator altamente relevante na escolha de empregos por parte de profissionais de tecnologia da informação.
Ainda que prático e até econômico, ainda há desafios a serem vencidos para que seja um modelo sustentável a longo prazo e, principalmente, seguro.
Em pesquisa de segurança encomendada pela Citrix e realizada pela One Pool em agosto de 2021 com 1.500 tomadores de decisão de TI em empresas no Brasil, Argentina, Canadá, México, Chile e Colômbia, constatou-se o aumento de ameaças cibernéticas como resultado do teletrabalho de acordo com 86% dos entrevistados da pesquisa no Brasil.
Mais da metade das empresas tiveram algum problema relacionado à cibersegurança e, segundo 74% dos entrevistados, o comportamento do funcionário parece ter contribuído para a ocorrência de ataques cibernéticos.
Entre os profissionais de TI entrevistados, 44% apontam o uso de redes inseguras como um dos principais problemas de cibersegurança, além do uso de dispositivos pessoais sem supervisão (41%); senhas fracas (37%) e orçamento limitado para se investir em segurança (26%).
Assim, o tema segurança da informação é não somente uma grande necessidade, mas também uma excelente oportunidade para profissionais de TI atenderem às demandas do mercado.