As comunicações como temos hoje de forma rotineira em nossas vidas, dependem fundamentalmente das fibras ópticas.
Sem fibras ópticas, nosso mundo não seria o que é. Internet, telefones celulares, streaming de vídeo, jogos on-line…nada disso seria realidade. O mundo seria outro, bem menos conectado.
Mas, se dependemos tanto das fibras ópticas, como são as conexões entre continentes? Também por fibras ou por satélites? Hoje, mais de 99% das comunicações entre continentes são feitas através de cabos ópticos submarinos, como apresentados na ilustração. Os cabos são colocados no relevo oceânico, entre estações terrestres.
O primeiro cabo submarino lançado data de meados do século XIX. Evidentemente não era óptico. O primeiro cabo óptico de longa distância data de 1988, interligando a Europa com os Estados Unidos. Agora, existem cerca de 400 cabos lançados que somam mais de um milhão de quilômetros, mais de duas vezes a distância entre a Terra e Lua.
Com velocidades de tráfego de dados tão altas, a sensação é de comunicação instantânea, sem que a distância faça qualquer diferença.
Se as redes ópticas interligam continentes e já estão dentro de boa parte das residências, o que sua empresa está esperando para rever seus meios internos de comunicação? Que tal pavimentar suas estradas para um grande e seguro tráfego de dados? Fale com a gente! Podemos ajudar.