Qualidade – Expectativa ou Realidade?

Procurando empresa de cabeamento estruturado?
Procurando uma empresa de cabeamento estruturado?
11 de dezembro de 2017
Racks de Cabeamento Estruturado
Racks de Cabeamento Estruturado
31 de janeiro de 2018

Desde meados dos anos 90 com o advento da ISO no Brasil, a palavra “QUALIDADE” mudou a rotina das organizações e deu outro tom às negociações. Ser uma empresa certificada ISO era um diferencial, algo de valor, mas as coisas mudaram. De lá pra cá, muito se perdeu no quesito certificação, mas muito se ganhou em mudança cultural.

Ganhamos muito com todo este processo de Qualidade. Mesmo as empresas que abriram mão de um processo formal de certificação, não deixaram de aplicar as ferramentas e de manter processos vitais oriundos da ISO (planejamento estratégico PDCA, capacitação/treinamento, tratamento de não-conformidades, auditorias, etc.). Afinal, quem experimentou os benefícios destes processos não volta atrás, principalmente quando entende que ter um compromisso com a qualidade e melhoria contínua é algo que transcende uma certificação ou até mesmo um contrato que conste essa obrigatoriedade.

É uma decisão de fazer o melhor, primeiro para si mesmo. É dispor de um ambiente de trabalho limpo e organizado porque é saudável e porque merecemos. É enxergar claramente os objetivos da empresa onde estamos inseridos, medir os resultados, ajustar metas e continuar melhorando. É estar antenado nas novidades e ter como meta sempre se atualizar, não porque somos obrigados, mas porque o conhecimento é necessário para o crescimento, até porque as oportunidades só encontrarão os que estiverem preparados para elas. É tratar os problemas sem apontar dedos, mas pensando num bem maior, se libertando da ignorância e aprendendo com os erros, sugerindo melhorias e tentando o novo sem medo de errar. Isso é inovação!

A Qualidade, segundo a ISO 9000, é um conjunto de normas que podem ser aplicadas a processos em diversos tipos de organização. Assim sendo, a partir de normas ou de procedimentos estabelecidos por uma organização, a Qualidade deixará de ser expectativa e passará a ser realidade quando entendermos que nós é que podemos fazer a diferença, independente se virá alguém atestar se estamos atendendo a requisitos ou não. Será uma realidade porque eu mereço o melhor em primeiro lugar, porque preciso honrar a oportunidade que me foi concedida e porque o cliente nos escolheu!

Quer resultados diferentes em 2018? Faça a diferença, seja você a diferença!