Conheça como surgiu a Fibra Óptica

Parceria entre Uniteelcom e Furukawa
8 de agosto de 2017
Organização de racks pela Uniteelcom
19 de outubro de 2017

Você sabia que a criação da fibra óptica, hoje parte do nosso cotidiano, foi iniciada em 1870 quando um “pesquisador” chamado John Tyndal comprovou que a luz se curva para acompanhar um esguicho d’água?

O termo fibra óptica surgiu somente em 1951 quando o holandês Heel e os ingleses Kapany e Hopkins criaram algumas fibras de vidro com revestimentos para guiar luz e imagens, num equipamento utilizado pela medicina para iluminar e observar órgãos no interior do corpo humano chamado Fiberscope.

Mas o que é Fibra Óptica?

Fibra óptica é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Têm diâmetro de alguns micrômetros, ligeiramente superior ao um fio de cabelo humano. Pode ser monomodo (utilizada para longas distâncias) ou multimodo (mais utilizada em redes locais LAN). Por ser um material que não sofre interferências eletromagnéticas, a fibra óptica possui uma grande importância em sistemas de comunicação de dados.

Inicialmente as fibras ópticas eram utilizadas como guias de transmissão de sinais ópticos e operavam entre distâncias limitadas, pois apresentavam problemas como grande perda de luz na transmissão, produção de muito calor pelos lasers e também dificuldade com as emendas. Contudo em meados dos anos 70, ocorreu um aprimoramento significativo das técnicas ópticas utilizadas, e devido a isso, tornou-se possível a monitoração de grandezas e a troca de informações a longas distâncias.

Milhares de quilômetros de fibras ópticas já estão instalados em cidades brasileiras, popularizando a internet e ajudando empresas e pessoas a realizar negócios em alta velocidade.